DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

Notícias para ACS's e ACE's


Sindras  Nova farsa da federação Pernambucana
Na última segunda- feira dia 20 em Vitória-PE ouve uma manifestação e não uma palhaçada como afirma os diretores do sindras que estão dizendo que o sindacs e a CUT foram fazer bagunça lá em Vitória e que não lutam por os trabalhadores e que o nosso interesse é só o dinheiro engano deles pois o sindacs já existe a 10 anos é a nível estadual e vive na batalha viajando pelo interesse dos filiados que vivem desfazendo as associações que nelas não encontram nenhum tipo de apoio ou solução para problemas dos seus associados a federação como bem conheço está perdendo chão portanto que mudar de nome para continuar enrolando os trabalhadores pois as pessoas que vi na formação desse sindicato o sindras são os mesmos que fazem parte da federação muitos deles estão por trás desse sindicato que é meramente político pois no dia da formação do sindicato estavam presentes ex-prefeito de Vitória,Vereadores,Políticos que no caso não deveria ter envolvimento político Pois conchavos políticos sempre é prejuízo pra alguns trabalhadores quer dizer realmente os trabalhadores e não os que fazem a cúpula  e a diretória dessa  entidade .Outro grande erro foi a leitura do estatuto do sindicato que quem leu foi um advogado e nenhum trabalhador tinha em mãos uma cópia desse estatuto o que significa que é uma inrolação e enganação a esses trabalhadores digo isso porque sei quando fazia parte da federação o quanto perdi com conchavos políticos e hoje posso dizer sem sombra de dúvidas sem medo do que estou falando que o sindacs vai a qualquer município do estado de Pernambuco e de outros estados das quais existem o sindacs e lutam pelo trabalhador procurem saber que é o sindacs e a luta e as conquistas  dessa respeitada entidade das quais  comentaram que foi a Vitória só fazer bagunça  o que na realidade foi defender o seu direito e que o sindras quando diz que o interesse é só dinheiro está enganado pois hoje quem quer o dinheiro do imposto sindical das quais não tem direito são eles estou Decepcionado com ELISEU, pois se mostrou um verdadeiro ditador. Outra coisa eles comentaram que a policia retirou o sindacs de lá mais não foi, pois não fizemos o que eles estão dizendo ,eles estão nos desmoralizando,pois a policia nem entrou no clube e na justiça o sindacs vai derrubar isso pois não pode ser formado outro sindicato pois é irregular sabemos que cada categoria só tem um sindicato com os sindicatos de enfermagem,o sindicato de médicos e etc.

Famílias carentes com filhos portadores de aids ou tumor maligno poderão ter auxílio-tratamento

As famílias carentes que têm crianças ou adolescentes portadores de tumor maligno ou aids poderão ter seus orçamentos reforçados com a criação de um auxílio-tratamento que será incorporado ao Programa Bolsa Família. A matéria foi aprovada dia 15, em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e segue para apreciação da Câmara dos Deputados.


O projeto da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) previa que esse reforço de caixa para o tratamento dos jovens seria de um salário mínimo. No entanto, o relator Mozarildo Cavalcanti  (PTB-RR) acatou parecer da Comissão de Direitos Humanos que condiciona o valor do benefício à estimativa de despesa prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), incluída no Projeto de Lei do Orçamento da União encaminhado pelo Executivo ao Congresso.

“Sem a previsão orçamentária, a instituição do auxílio-tratamento será considerada não autorizada, irregular e lesiva ao patrimônio público, por constituir assunção de obrigação que não atende às disposições citadas (Lei de Responsabilidade Fiscal)”, justificou o relator.

Pelo projeto, o benefício não gera pensão e o pagamento será encerrado quando da cura, morte ou maioridade do paciente. No caso da maioridade, o projeto ressalva uma exceção: quando exame médico pericial realizado por profissionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) constatar o agravamento da doença, a incapacidade para o trabalho ou a incapacidade para a vida independente. Nesse caso, o auxílio-tratamento será convertido em benefício de prestação continuada.







Prêmio tem o objetivo de estimular os agentes a participar de atividades integradas que visem o alcance das metas para o controle da dengue


oi divulgado no Diário Oficial do Estado deste final de semana (4 e 5) a relação dos municípios habilitados a receberem o prêmio Edno Batista Rebouças. Serão ao todo 615 Agentes de Combate às Endemias e 1961 Agentes Comunitários de Saúde de 37 cidades da Bahia que receberão o prêmio no valor de um salário mínimo, R$510,00.


O prêmio, que foi instituído em dezembro de 2009, tem o objetivo de estimular os agentes a participar de atividades integradas que visem o alcance das metas para o controle da dengue. Os municípios contemplados conseguiram atender aos critérios para a concessão do prêmio, que foram: a efetivação, com vínculos desprecarizados, dos ACS e ACE; a manutenção do índice de infestação predial média municipal igual ou menor que 1%; e o cumprimento, pelos ACS e ACE, das metas de visitas domiciliares pactuadas
 
 
 
 
Cuidado com o que você come!
ACS e ACE Receberam, R$: 510,00 Reais de Prêmio.

Cerca de 30% da população pernambucana está infectada com a Tuberculose



Cerca de 1/3 da população pernambucana está infectada com o Bacilo de Koch, responsável pela tuberculose, e mais da metade dos que desenvolvem a doença não tomam conhecimento do diagnóstico. Estas foram as constatações que motivaram a Semana Estadual de Combate à Turberculose, que segue, até o próximo dia 21, com uma série de mobilizações na Estação Central do Metrô do Recife.

Para contornar os mitos e ampliar os efeitos da prevenção bem feita, foi montado um stand com paineis, jogos educativos e personagens caricatos, que instruem, por meio de pequenas peças, as formas de contágio e a conduta ideal necessária para evitar a doença. “É importante porque a gente percebe que pode se proteger melhor. Tinha um colega que morreu com tuberculose, então é bom ouvir essas dicas”, afirma o técnico em eletrotécnica José Robenilton, que parou no local a caminho do trabalho.

De acordo com a coordenadora do programa estadual de controle da doença, Laíse Brilhante, o estado hoje se encontra no 2º lugar do país em número de mortes pela tuberculose, enquanto o Recife lidera o ranking entre as capitais. “São 4.200 novos casos por ano e 370 mortes. Isso se deve, principalmente, pelo fato de que 1% de toda a população desenvolve tosse por mais de três semanas e não procura um médico, sem o conhecimento de que 10% desse grupo tem a doença”, explica.

A falta de informação é ainda mais alarmante pelo fato de que cerca de 15% dos pacientes não terminam o tratamento completo, continuando doentes e tornando o bacilo resistente a certos remédios. Na Região Metropolitana do Recife, além da capital, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo, Paulista e Camaragibe compõem o cinturão de risco da doença. Unidas a Caruaru, Garanhuns e Vitória de Santo Antão, as cidades correspondem por 85,5% de todos os casos registrados no Estado.

Apesar de ser uma doença milenar e curável, a tuberculose ainda atinge mais de 70 mil brasileiros todos os anos. Desse total, 5 mil pessoas morrem todos os anos, fazendo com que a enfermidade seja a 4ª causa de óbitos por doenças infecciosas e a 1ª entre pacientes HIV-positivos. 

Para evitar que um quadro crônico, é preciso rapidez e responsabilidade. Tosse há três semanas, emagrecimento, sudorese noturna e febre baixa podem ser sinais de tuberculose e, por isso, deve-se procurar o posto de saúde mais próximo para realizar o exame do escarro. Tanto o tratamento quanto o diagnóstico são gratuitos e devem ser feito, sem interrupções, por um período de seis meses.



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou teores elevados de sódio em vários alimentos industrializados encontrados nas prateleiras dos supermercados. Dos mais de 20 tipos de produtos analisados, o macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio.

De acordo com o levantamento, algumas marcas têm mais que o dobro de sódio do que o limite recomendável para consumo diário. A ingestão do elemento químico em altas concentrações contribui para o surgimento de doenças cardíacas e renais, obesidade, hipertensão e diabetes.

A pesquisa revela que os refrigerantes de baixa caloria (light e diet) à base de cola e guaraná têm maior concentração de sódio em comparação com os convencionais.

O estudo constatou ainda diferenças na quantidade de sódio de uma marca para outra. No caso da batata-palha, algumas marcas apresentaram até 14 vezes mais sódio do que o recomendável. Para a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, a variação mostra que as empresas podem produzir alimentos com menos sódio e recomenda ao consumidor que observe o rótulo das embalagens.

“A população deve saber que existem alimentos semelhantes, porém menos saudáveis. A Vigilância Sanitária não pode dizer que recomenda este ou aquele produto. Seria insano lançarmos uma proibição [desses alimentos] neste momento, porque é preciso desenvolvimento técnico [das empresas para adptar a produção]”, disse a diretora.

O estudo avaliou também a quantidade de açúcar, ferro e gorduras trans e saturadas nos alimentos. Os sucos de polpa de fruta apresentaram menos açúcar que os néctares (bebidas com menor concentração de polpa). No caso dos néctares, o de uva foi o que apresentou o maior nível de açúcar.

Na avaliação da gordura saturada, 55% das marcas de batata-palha ultrapassaram o valor médio. Os biscoitos de polvilho lideram o índice de gorduras saturadas e trans.

Os resultados apontaram ainda que 87% das farinhas, dos fubás e dos flocos de milho têm menos ferro e ácido fólico que o exigido em lei.

Ainda este mês, representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e da indústria alimentícia devem se reunir para traçar metas de redução desses nutrientes nos produtos industrializados.

Lançado plano nacional de combate à Dengue no Recife pelo Ministério da Saúde


Temporão reuniu-se com o vice-governador João Lyra Neto e também com representantes de outros órgãos de governo.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve no Recife nesta sexta-feira (19) para lançar o plano nacional de combate à dengue. A visita faz parte da estratégia da pasta contra a doença, que inclui a presença do ministro nos dez estados com alto risco de epidemia. Depois de Pernambuco, ele vai ainda ao Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio de Janeiro. Temporão já visitou a Bahia, o Ceará, o Piauí e Sergipe. 

O ministro reuniu-se com o vice-governador João Lyra Neto e também com representantes de outros órgãos de governo, além de prefeitos e secretários de Saúde de 40 municípios prioritários para o combate à dengue em Pernambuco. Este ano, já foram confirmadas 13 mortes no Estado. Outras 29 estão sendo investigadas.

O secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, também participou do encontro. “A gente tem que manter a mobilização e ter o quadro de contingência para tratar ocasiões de urgência”, disse.

Temporão informou que o orçamento destinado ao plano contra a dengue é o mesmo de 2009, R$ 1 bilhão. No entanto, o ministro comentou que o setor da saúde pública no Brasil precisa de mais recursos, tangenciando a polêmica da recriação da CPMF. Para ele, não importa de onde vem a verba, o fato é que ela é necessária e essa discussão urgente precisa ser travada entre os deputados federais. 

O governo também ajuda na tentativa de acabar com os focos da dengue. “Estamos fazendo uma distribuição de 100 mil capas de proteção de resíduos de água”, falou o secretário de Saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio.

Além de falar sobre as ações do Ministério e dos governos na luta contra a doença, Temporão fez um apelo à população para que mantenha reservatórios de água limpos e cobertos e que evite o acúmulo de água em outros recipientes, ambientes propícios para o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes Aegypt.

“O trabalho precisa ser integrado e articulado. O governo tem que fazer seu papel técnico e a população, saber como evitar manter água parada na sua casa e conversar com os vizinhos”, disse o ministro.

NÚMEROS

Em todo o Brasil, há 16 cidades em risco de surto de dengue, das quais 12 estão no Nordeste - sendo cinco delas em Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Bezerros, Camaragibe, Floresta e Serra Talhada.

No Recife, o estado é de alerta, uma vez que a quantidade de casos aumentou 1000% em relação ao ano passado.

Vamos Pernambucanos lutar com à Dengue! Ela não pode reinar em nossa vida!