DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

quarta-feira, 26 de junho de 2013

PMAQ-AB DIVIDE EQUIPES DE ESTRATEGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA EM PETROLINA



Muitos se recusam a assinar a adesão ao programa relatando que é "Voluntário" deixando Gestor e Enfermeiros Coordenadores com a tarefa de coagir, ou " fazem as atividades por pouco, ou alimentam o sistema sem bonificação alguma".


Programa do Governo Federal que avalia as ações das equipes do Estrategia da Família antigo (PF) Programa da Família  (PMAQ) e premia as equipes por ações como qualidade e atendimento, tem provocado divisão no já fragilizado relacionamento das equipes (PF/PAC) em Petrolina.


Por ser um programa do governo que incentiva as equipes a continuarem com um trabalho de qualidade, nas comunidades que atuam injetando no município uma significativa quantia em dinheiro, aproximadamente 5,7 milhões de reais de acordo com a avaliação do Ministério da Saúde e seguindo as normas do programa (PMAQ) 2012.Sendo atribuído por inteira competência das equipes da atenção básica não provocaria nem uma comoção se os gestores  tomassem decisões coerentes ao repassar para as equipes os valores com equidade.

Em Petrolina devido as greves do ultimo mês, os Sindicatos dos Servidores do Município e o dos Enfermeiros  sediado em Recife entraram com uma verdadeira guerra para garantir para seus afiliados um reajuste digno. Como o gestor estava irredutível em relação a encontrar meios para viabilizar as reivindicações e declarando que os funcionários do (EF) principalmente os enfermeiros, técnicos e acs não seriam contemplados com o reajuste, há não ser que eles encontrassem um meio  que o financeiro pudesse inclui-los.

Com essa premissa em mente o Sindicato dos Enfermeiros passou a revisar o PAB verbas destinadas a Saúde e encontrando uma brecha na unica verba que entrou no município sem um objetivo definido pela gestão foi o repasse do (PMAQ) de 2012 valor 20.700.00 ( vinte milhões e setecentos reais) que nove (9) equipe do (PF/EF) cadastradas voluntariamente tinham dado o sangue para obter os índices requeridos e que não recebem nem um centavo de incentivo ou as  solicitações firmadas pelas reuniões das equipes que aconteceram, relatando proposta em ata. Se o gestor tivesse dividido esse valor com os membros das equipes teria que realizaram o repasse seria de  2.300.00 para cada ou variando o desempenho obtido.

Como a gestão passada já avisou que não vai repassar a verba recebida no exercício de 2012 e sem relatar todo o desgaste das negociações que foi pará na Câmara dos Vereadores, com emenda proposta pelo gestor um acordo renegado foi firmado para 2011/2012. Neste ano vale um rateio da verba que passaram a receber agora em julho de 2011/2013, com a adesão de todas as equipes (EF/PAC) um total de 70 em todo o município pretende o gestor dividir entre as equipes e o município porcentagem de:

-Gestão levará 20% do total para despesas com insumos.
-Enfermeiros  30% segundo relatos por levar o programa "nas costas" praticamente sozinhos.
-Saúde Bucal/Dentistas % porcentagem indefinido.
_ Médicos, Acs, Técnicos de Enfermagem 45% seguindo a proporção numérica de pessoas por equipe que aderirem ao programa no caso 50% mais 1 ou 100%.

Longe de ser um acordo realista e justo as equipes poderiam se considera em pé de guerra, por enes motivos, o principal, a fatia do bolo ficou melhor para o gestor e os enfermeiros.Independente do trabalho desenvolvido pela maioria ou pelos índices obtidos no geral. Muitos se recusam a assinar a adesão ao programa relatando que é "Voluntária" deixando Gestor e Enfermeiros Coordenadores com a tarefa de coagir, ou " fazem as atividades por pouco, ou alimentam o sistema sem bonificação alguma". 
Postado por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário