DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

sábado, 16 de junho de 2012

Brasil desenvolve 1ª vacina contra esquistossomose


Pesquisadores acreditam que a vacina estará disponível à população daqui a três ou quatro anos

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 14/06/2012
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde, desenvolveu a primeira vacina no mundo contra esquistossomose, conhecida como barriga d'agua e causada por um parasita. Depois de 20 anos de trabalho, os cientistas puderam fazer o teste em seres humanos, que foi um sucesso. 
Ainda faltam novos experimentos, mas os pesquisadores estão otimistas e acreditam que, daqui a três a quatro anos, a vacina já estará disponível à população. Nas áreas de maior incidência da doença, ela também poderá fazer parte do calendário de vacinação. Ao tomar a vacina, o corpo humano produz anticorpos e, quando a pessoa tem contato com o verme, esses anticorpos entram em ação e fazem a molécula parar de funcionar, matando o parasita.  

A esquistossomose

Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como negligenciada, porém atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo, sendo 2,5 milhões delas só no Brasil. Transmitida em locais de água doce parada ou com pouca correnteza, tendo a presença de caramujos infectados, a esquistossomose é causada por parasitas do gênero Schistosoma. 
O indivíduo infectado apresenta sintomas como dores de cabeça, enjoos, coceiras, dermatites, febre, além da dilatação do abdômen (em casos graves não frequentes). O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários, mas por se tratar de uma doença predominante em áreas de baixa infraestrutura sanitária, a reinfecção é um dos pontos graves. 

Vacinas que os adultos precisam tomar

Enquanto a vacina contra esquistossomose não é produzida, confira outras que os adultos não podem deixar de tomar e se proteger: 
Tétano 
A toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos involuntários. A musculatura respiratória é uma das mais comprometidas pelo tétano. Ferir o pé com prego enferrujado que está no chão é uma das formas mais conhecidas do contágio do tétano. 
Caxumba 
Conhecida por deixar o pescoço inchado, a caxumba também tem transmissão por via respiratória. Mesmo que seja mais comum em crianças, a caxumba apresenta casos mais graves em adultos, podendo causar meningite, encefalite, surdez, inflamação nos testículos ou dos ovários, e mais raramente no pâncreas. 
Sarampo 
Causado por um vírus, o sarampo é caracterizado por manchas vermelhas no corpo. A transmissão ocorre por via respiratória. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a mortalidade entre crianças saudáveis é mínima, ficando abaixo de 0,2% dos casos.  
Rubéola 
Já a rubéola é caracterizada pelo aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestantes. O vírus pode levar à síndrome da rubéola congênita, que prejudica a formação do bebê nos três primeiros meses de gravidez. 
Hepatite B 
A Hepatite B é transmitida pelo sangue, e em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente sem mesmo perceber que tem a doença. Em outros, a doença pode se tornar crônica, levando a lesões do fígado que podem evoluir para a cirrose. 
Pneumonia 
A pneumonia é o nome dado a inflamação nos pulmões causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas). Entre os principais sintomas dessa inflamação dos pulmões, estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro. Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração -alvos mais fáceis para o pneumococo, devem tomar essa vacina sempre que há uma campanha de vacinação. 
HPV 
A vacina existe tanto para homens quanto para mulheres e previne os quatros principais tipos do Papilomavírus Humano - o HPV. Segundo o Ministério da Saúde, 137 mil novos casos de HPV são registrados por ano no Brasil. O vírus, transmitido durante a relação sexual, é responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero, além de provocar tumores de vulva, pênis, boca, ânus e pele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário