DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

domingo, 17 de junho de 2012

Ministério da Saúde prepara Caderno de Atenção Básica para a população masculina


A área técnica da Saúde do Homem, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes) juntamente ao Departamento de Atenção Básica (DAB), ambos da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde, realizam, a partir da próxima quinta-feira (17), oficina de trabalho para a construção do Caderno de Atenção Básica sobre a Atenção Integral da Saúde do Homem. O encontro, que termina na sexta-feira (18), acontece no Departamento de Medicina Preventiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Os Cadernos de Atenção Básica têm por objetivo contribuir para o fortalecimento das ações desenvolvidas por todos os profissionais de Saúde de várias partes do país. A edição inicial tem previsão de 50 mil exemplares. A publicação é oferecida gratuitamente como fonte de informação, com a possibilidade de auxiliar na correta implementação do modelo assistencial de atenção básica.
Segundo Eduardo Chakora, coordenador da área técnica de Saúde do Homem do MS, a publicação irá unificar a abordagem das diversas questões que envolvem a saúde do homem com um olhar que levará em consideração a transversalidade do tema. “Os profissionais de Saúde terão um instrumento que permitirá a valorização das praticas de saúde”, afirma ele. Chakora explica que a publicação inovará ao contar com uma expressiva participação de especialistas na redação dos temas pertinentes à saúde desta população.
Participarão do encontro os principais expoentes que atuam no campo da investigação e da prática abordando o tema da saúde dos homens, entre eles: gestores, médicos de família, pesquisadores, antropólogos, sociólogos, equipes multiprofissionais, Organizações Não Governamentais (ONGs), academia, representações de entes federais, estaduais e municipais, entre outros.
Com o objetivo de formular conteúdos que possam ser utilizados e aplicados pelos profissionais de saúde, a estratégia fundamental adotada na confecção deste Caderno de Atenção Básica está alicerçada em temas voltados para a prevenção, promoção, tratamento e reabilitação dos agravos à saúde do homem, priorizando e problematizando a perspectiva relacional de gênero, sobretudo nos serviços oferecidos na Rede SUS, orientados pela Política Nacional de Atenção Básica e o seu Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ/AB, e pelas Redes Temáticas (Cegonha, Atenção Psicossocial, Urgência e Emergência, e Oncológica).
Segundo dados do Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os homens representam 49% do total da população brasileira. A relação entre os gêneros, de acordo com o estudo, é de 96 homens para cada 100 mulheres.
Saúde do Homem - A Política está em fase de implementação por meio de repasse de recurso financeiro, fundo a fundo, em 26 estados, Distrito Federal e em diversos municípios brasileiros que já estão em sua maioria desenvolvendo estratégias e ações voltadas para a atenção à saúde do homem, inserindo-se em seus respectivos Planos de Saúde, respeitando as especificidades e as diversidades de cada localidade.
Para auxiliar os gestores estaduais e municipais nesse processo, foi criado o Plano de Ação Nacional. A série de medidas especifica nove eixos de ação com objetivos geral e específico, meta, ação, indicador e responsabilidade. Entre elas: implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; promoção de saúde com foco na elaboração de estratégias para aumentar a demanda dos homens aos serviços de saúde; informação e comunicação para sensibilizar os homens e suas famílias, estimulando o autocuidado e hábitos saudáveis, por meio de ações de informação, educação e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário