DEIXE AQUI O SEU RECADO!!!

Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

SOS Mão inscreve até sexta para mutirão de cirurgias


Terminam nesta sexta-feira (8) as inscrições para a triagem da 14ª Missão Humanitária do Instituto SOS Mão Criança, que vai atender crianças de 0 a 15 anos portadoras de espasticidade, causada por lesão cerebral, e pacientes de  até 40 anos que sofram com tetraplegia, desde que a lesão medular tenha ocorrido há no máximo dois anos. Para se inscrever é necessário passar por uma consulta médica no período citado. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3087-9595.

A espasticidade acomete crianças durante a gravidez ou nascimento. É conhecida também como Paralisia Cerebral e atinge dois ou quatro membros, quando os músculos se movem de forma brusca e incontrolável. Indicações de cirurgias são raras. Já a tetraplegia é uma paralisia causada por traumatismos na medula. Nesses casos os pacientes podem ter de um a quatro membros afetados.

Marcado para ser realizado entre os dias 14 e 16 de abril o mutirão de cirurgias vai contar com uma equipe de médicos internacionais. Da França, participa a médica Caroline Leclerq, presidente da Sociedade Francesa de Cirurgia da Mão. O chefe do Serviço de Membro Superior da Universidade de Standford, Califórnia, Vincent R. Hentz, também realizará as cirurgias. Os neuro ortopedistas Eduardo Tamblay e Verônica Abdala, da Universidade do Chile, completam a equipe.



Pacto pela Saúde
Posted: 04 Apr 2011 12:54 PM PDT

Mais 140 municípios aderem ao Pacto pela Saúde. As novas adesões foram publicadas em portaria do Ministério da Saúde.

O Pacto pela Saúde já conta com a adesão de 4.225 municípios brasileiros, o que representa 75,9% do total de 5.563. Mais 140 municípios, sendo 75 do estado de Sergipe, aderiram ao pacto, uma espécie de acordo instituído em 2006 com o objetivo de aprimorar a gestão do SUS. A participação dos novos municípios consta na Portaria 581/11, publicada nesta semana pelo Ministério da Saúde. 

Das novas adesões, três municípios são do estado de Alagoas, cinco de Goiás, 13 do Maranhão, nove da Paraíba, quatro de Pernambuco, 17 do Piauí, oito do Rio Grande do Sul, dois do Tocantins e um cada um destes estados: Amazonas, Bahia, Mato Grosso e Pará. 

O Pacto pela Saúde estabeleceu um novo padrão de relacionamento do SUS com a sociedade, pautado pela identificação de problemas a serem enfrentados pelo sistema e baseado em uma agenda comum de compromissos sanitários. São propósitos do pacto a consolidação da reforma sanitária brasileira e a construção de um modelo solidário de gestão e de atenção à saúde. 

Além dos 4.225 municípios, todos os estados brasileiros já participam do acordo que tem como principais resultados a mudança da forma de transferência federal de recursos por meio de blocos financeiros, a pactuação de políticas vinculadas à qualificação da atenção básica, o estabelecimento das responsabilidades entre gestores com a celebração do Termo de Compromissos de Gestão, entre outros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário